Entenda a diferença entre poliuretano e polipropileno

Escrito por Nbk Office

8 de novembro de 2022

Uma das características  mais importantes a se levar em consideração quando você for comprar cadeiras para a sua empresa é o tipo de material do qual ela é feita. Afinal de contas, isso faz uma grande diferença em relação ao bem estar e a produtividade dos seus colaboradores.

Por exemplo, talvez o poliuretano seja melhor do que o polipropileno para a sua realidade ou vice versa. A melhor forma de se fazer esta escolha é buscando entender mais sobre cada material.

Pensando nisso, hoje vamos explicar a diferença entre o poliuretano e o polipropileno, além de indicar o melhor uso para os dois em cada situação.

Diferença entre poliuretano e polipropileno

Primeiramente, devemos entender quais são os componentes presentes nestes polímeros que lhes dão as características desejadas.

O poliuretano é produzido a partir de duas substâncias: o poliol – que é um álcool do grupo hidroxila, muito utilizado na fabricação de espumas – e um diisocianato, que pode ser de tolueno ou de metileno difenil.

É muito utilizado como revestimento acústico, isolante térmico, matéria prima para calçados e claro, para o estofamento de mobiliário. Sua principal diferença em relação a outros materiais é a maleabilidade.

Já o polipropileno é um produto obtido por meio do processo de polimerização de um gás – seja ele o propileno ou o propeno. Bastante aplicado na indústria em geral, tem a capacidade de se transformar nas mais variadas formas quando submetido a temperaturas superiores a 90ºC.

Qual material escolher

Agora que você já sabe a diferença entre os dois polímeros, vamos agora partir para a próxima questão: Devo escolher as cadeiras de qual material?

Bom, a escolha dependerá de preferências pessoais. Contudo, podemos elencar suas vantagens para que você possa comparar e tomar uma decisão mais satisfatória.

As vantagens do poliuretano são:

  • Baixo custo;
  • Alta qualidade;
  • Leveza do material;
  • Flexibilidade/maleabilidade;
  • Grande resistência a impactos diversos.

Em comparação, o polipropileno apresenta as seguintes vantagens:

  • Facilidade para montagem das peças;
  • Alta resistência;
  • Podem ser aplicados diversos tipos de cola nele;
  • Baixa absorção de umidade;
  • É um excelente isolante térmico.

Depois de descobrir a diferença entre o poliuretano e o polipropileno, além das vantagens de cada um, já sabe qual vai escolher para a sua empresa?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais artigos

Benefícios do uso de cadeiras ergonômicas no ambiente de trabalho

Benefícios do uso de cadeiras ergonômicas no ambiente de trabalho

No cenário moderno, onde a maior parte do nosso dia é passado em ambientes de trabalho, a importância do conforto ergonômico não pode ser subestimada. Um dos elementos-chave para promover a saúde e o bem-estar dos funcionários é a escolha de cuidados de móveis, e...

Como escolher uma mesa adequada para o escritório

Como escolher uma mesa adequada para o escritório

Escolher a mesa de escritório ideal é crucial para criar um ambiente de trabalho confortável e produtivo. Seja para home office ou empresa, é muito importante escolher cuidadosamente.  Veja as dicas essenciais para você não cometer nenhum erro: Veja também: Dicas...

Dicas para manter a mesa de trabalho organizada

Dicas para manter a mesa de trabalho organizada

A mesa de trabalho organizada reflete muito a maneira que trabalhamos. Manter uma certa constância com organização é uma necessidade para melhor produtividade, diminuir o tempo para achar itens perdidos pela mesa é uma maneira de melhor produção.